-
Arquitetos: uno más uno
- Área: 93 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:César Bejar
-
Fabricantes: Cemex, Interceramic, Ocotlan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Forasté é uma residência unifamiliar que responde à necessidade de um casal jovem que comprou um pequeno lote num bairro central em Guadalajara; o objetivo era prover um refúgio prático, otimizando os recursos.
A edificação de dois níveis e 93 m² construídos é inserida no terreno em forma de "L". O programa arquitetônico no térreo é conformado pelo núcleo social que integra sala, cozinha, lavabo e pátio central, que funciona como ponto focal do projeto já que permite flexibilidade e conexão entre os espaços, garante a iluminação e a ventilação interior da casa. O pavimento superior abriga o dormitório principal que conta com um closet e banheiro, além de uma segunda suíte.
Devido à orientação oeste do prédio, a fachada se mostra como um volume livre de abertura, isto com a intenção de proteger da incidência direta do sol. Os materiais utilizados na fachada frontal ressaltam a simplicidade e sobriedade das formas planejadas no projeto; destaca-se a base de concreto polido como um volume sólido que faz referência a uma arquitetura estereotômica. O segundo plano é conformado por um sólido branco com uma pequena perfuração que busca o contato com a luz e permite sua entrada na residência, preenchendo de calidez o refúgio.